BEM VINDO À METROVANCE
Guiamos empresas e profissionais em direção à excelência, fornecendo treinamentos de alta qualidade, consultoria especializada e serviços de auditoria que atendem às necessidades do mercado atual conforme às normas especificas em Metrologia e Qualidade. Trabalhamos para aprimorar a cultura de qualidade e metrologia nas organizações, contribuindo para a melhoria contínua de seus processos e produtos.

Certificação X Acretidação

Saiba através desse artigo a diferença entre certificação e acreditação.

Certificação X Acreditação

 

Primeiramente, vamos entender os termos registro, certificação e acreditação.

 

Certificação é definida na ISO 17000 como uma atestação de terceira parte relacionada a um objeto de avaliação de conformidade, com exceção da acreditação. Outra maneira de dizer isso é que a certificação é uma atestação relacionada a produtos, processos, sistemas ou pessoas. Exemplos de normas às quais uma organização pode obter certificação são ISO 9001, ISO 10012 e ISO 13485.

Registro é o procedimento que um organismo de certificação utiliza para criar uma lista publicamente disponível das certificações das organizações com as quais trabalham. Se você for certificado por uma organização, geralmente as pessoas podem ver sua certificação no site do organismo certificador.

Acreditação é definida na ISO 17000 como uma atestação de terceira parte relacionada a um organismo de avaliação da conformidade, transmitindo a demonstração formal de sua competência, imparcialidade e operação consistente na realização de atividades específicas de avaliação de conformidade. Exemplos de normas às quais uma organização pode obter acreditação são ISO/IEC 17025, ISO/IEC 17043 e ISO 17034.

Quando uma organização testa ou calibra itens, ela é considerada um organismo de avaliação da conformidade. Alguns organismos de acreditação passaram a chamar laboratórios de calibração e teste de CABs, que é uma sigla para Organismo de Avaliação da Conformidade. Como organizações como DNV, TUV, Intertek, etc. certificam normas como ISO 9001, elas são acreditadas de maneira semelhante aos laboratórios.

A norma ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Todos os requisitos da ISO 9001 são genéricos e destinam-se a ser aplicáveis a qualquer organização, independentemente de seu tipo, tamanho ou dos produtos ou serviços que ela produz. A ISO 9001 é um ótimo sistema para garantir que as coisas possam ser feitas de forma consistente, mas, como a definição mostra, ela não garante a competência de uma organização da mesma forma que a acreditação. Se eu montar um sistema de qualidade adequado e sempre atuar de maneira consistente, eu poderia obter certificação para produzir travesseiros feitos de tijolos. Ser certificado não necessariamente significa que eu serei competente para produzir travesseiros confortáveis.

A norma ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a competência de uma organização para realizar testes e/ou calibrações, incluindo amostragem. Essa norma também se aplica a qualquer organização, independentemente de seu tipo ou tamanho. Como o processo de acreditação envolve uma avaliação de competência, o nível de rigor tende a ser maior do que em um processo de certificação. Existem muitas organizações certificadas que são muito competentes, mas a competência não faz parte da avaliação de certificação. Dito isso, a avaliação de competência da acreditação também pode ter muita variação. É possível ser acreditado para um processo de medição muito simples ou muito complicado, e precisamos ser mais rigorosos na avaliação se um processo acreditado é adequado para o uso pretendido. Também é importante mencionar que uma organização pode usar a ISO/IEC 17025 como base de seu sistema de qualidade de medição e não ser acreditada, porque é projetada para competência de medição, não acreditação.

Por fim, gostaria de mencionar as normas históricas de metrologia dos Estados Unidos, como MIL STD 45662A, ANSI/NCSL Z540-1-1994 e ANSI/NCSL Z540.1-2006. Todas essas normas estavam relacionadas à qualidade de calibração e podiam ser autodeclaradas para conformidade. Algumas exigências contidas nessas normas não estavam explicitamente presentes na ISO/IEC 17025:1999 ou 2005, e como resultado, alguns organismos de acreditação realizavam avaliações adicionais para um conjunto resumido de requisitos dessas normas. A ISO 17025:2017 preencheu essas lacunas e, como resultado, todas essas normas foram retiradas em favor do uso da ISO/IEC 17025:2017 como a única norma global para calibração e teste. Isso não impede que as organizações especifiquem essas normas, mas organizações como a NCSL International fornecem educação e recomendações sobre o uso de normas contemporâneas.

  Veja Mais
Valores de Certificação ISO 9001

Valores de Certificação ISO 9001

Valores de Certificação ISO 9001

Saiba mais 
Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Laboratórios de ensaio e calibração

Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Laboratórios de ensaio e calibração

Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Laboratórios de ensaio e calibração

Saiba mais 
Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Organismos de Inspeção

Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Organismos de Inspeção

Valores da Acreditação pela Cgcre (Inmetro) para Organismos de Inspeção

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 3 resultados (total: 3)